domingo, 7 de março de 2010

Idade da informação

Com as dores de parto inerentes à transição para uma nova economia – a Era da Informação, como foi designada pela economista Carlota Pérez (Universidade de Cambridge) – cá “vamos andando” neste trilho para outro paradigma…
No seu livro sobre as revoluções tecnológicas, que são pontuadas ao longo do seu trajecto pela emergência de crises várias, Carlota Pérez aborda a actual Era da informação, datando o seu início no ano de 1971, a que se sucedeu uma fase de três décadas de “instalação” e a actual passagem para um período em que as tecnologias de informação serão capazes de assegurar um salto real na qualidade de vida de todos nós.
Contudo, e sem padecer de uma crise de ingenuidade aguda, o livro recentemente editado no nosso país “Milionários acidentais. A criação do Facebook: uma história de génios, sexo, dinheiro e traição”, de Ben Mezrich (Lua de Papel, 2010), vai mais longe do que uma mera história com grande potencial para uma adaptação ao cinema. De facto, se a criação do Facebook é um hino ao engenho humano, e um exemplo da revolução proporcionada pela Internet, também revela o lado mais sórdido das relações humanas.
Fica então a questão: a emergência desta nova era da informação implicará a erosão social? Será acompanhada também por uma nova realidade a este nível? Esperemos para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário