quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma exposição...

Até ao mês de Dezembro de 2011 está patente no Museu da História Natural, em Lisboa, a exposição "A Aventura da Terra: um planeta em evolução", cuja visita se recomenda vivamente face à leitura que a mostra proporciona da grande aventura que foi a génese e a evolução - com alguns milhares de milhões de anos - do planeta onde vivemos.
A Geologia é porventura das mais incompreendidas áreas científicas, mas desde sempre a compreensão das causas dos fenómenos relacionados com a dinâmica do planeta Terra motivou a atenção de alguns (claro que muito menos do que aqueles - e somos todos - que experimentam as consequências). A exposição permite, no fundo, compreender a riqueza conceptual e metodológica da Geologia, em especial num dos níveis de leitura que projecta um friso cronológico (e como somos infinitamente pequenos a esta escala temporal).
Se tiver ocasião visite e não se esqueça de olhar com atenção para aquele edifício, para o fantástico laboratório químico, hoje recuperado e parte integrante da área expositiva do Museu - onde ainda tive a ocasião de ter aulas no meu 1º ano de faculdade - e já agora o jardim botânico. Bom programa...

P.S. - o recente sismo no Haiti é mais uma demonstração - catastrófica e chocante - dos processos dinâmicos da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário