sábado, 16 de janeiro de 2010

"Water risks"

Na Noruega, o fundo de pensões que gere os proveitos estatais advenientes da exploração do petróleo do Mar do Norte, e assim assegura a gestão sustentável dos cerca dos cerca de € 302 mil milhões depositados até ao 2º semestre de 2009, decidiu que a ameaça sobre os recursos hídricos é tão significativa que merece ser ponderada no conjunto de critérios de decisão quanto aos investimentos realizados. Reconhece-se, assim, a necessidade de mitigar os riscos decorrentes de más práticas de gestão da água.
Para tal os gestores do fundo identificaram perto de 400 das 1100 empresas constantes do respectivo portfolio – predominantemente dos sectores mineiro, agrícola, energético e das indústrias alimentar, papeleira, farmacêutica – que devem passar a reportar quer a utilização que fazem da água na respectiva actividade produtiva, quer a exposição que têm face a eventuais problemas resultantes de alterações na disponibilidade de recursos, por exemplo por efeito das alterações climáticas. A análise a efectuar deve incidir ainda na cadeia de fornecimento das matérias-primas processadas, e será efectuada de acordo com um questionário padronizado.
No final de 2010 será divulgado o primeiro relatório, que com toda a certeza evidenciará a vulnerabilidade face a esta questão relevante.

Sem comentários:

Enviar um comentário