domingo, 24 de janeiro de 2010

Estereótipos científicos

A famosa revista “Nature” (nº 463, de 7 de Janeiro de 2010) publicou um curioso artigo intitulado “from geek to chic”. Todos conhecemos o estereótipo do cientista maluco, de cabelos desgrenhados, olhos encovados, pele de tom pálido - nos laboratórios não se fica bronzeado – e até roupas trocadas. Do cinema à literatura não são poucas as obras em que os cientistas têm algumas características similares a estas, quando não todas, a que se soma uma acentuada dificuldade de interagir com os próximos.
Contudo, e esse era o sentido do artigo da “Nature”, se alguns destes estereótipos devem ser abandonados, porque irreais, os cientistas não deixam de ser atletas de alta competição no seu género, com capacidades de conceptualização, análise e resolução de problemas que devem ser aproveitadas a todos os níveis na sociedade. A ciência deve, assim, quebrar o espartilho que a rodeia, e não só contribuir para o desenvolvimento, o que pela sua natureza já faz, como passar a não esquecer de o mostrar. No fundo, como diz o ditado, à mulher de César não basta ser séria, é preciso que o pareça também.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Ainda a propósito do custo da água...

Vem a "talhe de foice" a propósito da última mensagem aqui publicada: o jornal "Água e Ambiente", na edição do corrente mês de Janeiro, revela que o INAG (Instituto da Água) quantifica em 17,58 milhões de Euros o montante da Taxa de Recursos Hídricos cobrada pelas cinco Administrações de Região Hidrográfica do continente no 2º semestre de 2008. Esta Taxa passou a ser cobrada a partir de 1 de Julho de 2008, e perspectiva um novo paradigma de cobrança das utilizações de recursos hídricos, em que os custos ambientais devem ser contemplados na estrutura de preços.
Quando nos Açores for formalmente criada a respectiva Administração da Região Hidrográfica, e levada a cabo a análise do regime económico e financeiros dos recursos hídricos aplicável à Região, antevê-se mais uma "guerra"?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Em sentido contrário?

Decorre na Assembleia Legislativa Regional da RAA a apreciação da proposta de Decreto Legislativo Regional relativa à natureza jurídica e normas de funcionamento da designada "Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores". Os serviços noticiosos radiofónicos de hoje de manhã deram eco das dificuldade colocadas por alguns partidos, que chegaram quase a chamar a polícia pois alguém "queria roubar os açorianos"...
O debate continuará à tarde, mas, de vez, é preciso lembrar que um dos instrumentos de gestão de recursos naturais como a água é a política tarifária. A Directiva-Quadro da Água, já transposta por intermédio da Lei da Água, sublinha que os custos ambientais também devem ser pagos, e não só os de exploração.
Numa Região em que a água é, nalguns municípios, quase oferecida, nunca os residentes darão o devido valor à utilização efeiciente de recursos!
Se calhar os que hoje gritam por socorro são os mesmos que, quando a entidade reguladora nacional (ERSAR) apresenta o seu relatório anual (que abrange a RAA até esta supervisão ser regionalizada), e invariavelmente sublinha a existência de alguns problemas de qualidade na água de abastecimento público nos Açores, apontam sempre como responsáveis os protagonistas errados.
Que os nossos eleitos na ALRA percebam que a água é um recurso que deve ser gerido com precaução, e que definitivamente os sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas exigem os devidos investimentos, cuja responsabilidade parcial também terá de ser dos municípes.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Salt Water Intrusion Meeting nos Açores

Realizar-se-á de 21 a 25 de Junho de 2010, no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o 21th Salt Water Intrusion Meeting. Os congressos SWIM vêm motivando a atenção da comunidade científica internacional desde há cerca de 42 anos, e bienalmente mobilizam cerca 200 investigadores provenientes de todos os continentes para reflectir sobre temáticas - intrusão salina e salinização da água subterrânea - da mais alta importância para uma Região insular como os Açores.
A realização deste evento, do mais alto nível internacional, vem prestigiar a comunidade científica regional e, desde já, está aberto o período para a submissão de trabalhos. Toda a informação sobre o congresso encontra-se disponível no endereço internet http://www.swim21-azores2010.com/swim21.html.

sábado, 16 de janeiro de 2010

"Water risks"

Na Noruega, o fundo de pensões que gere os proveitos estatais advenientes da exploração do petróleo do Mar do Norte, e assim assegura a gestão sustentável dos cerca dos cerca de € 302 mil milhões depositados até ao 2º semestre de 2009, decidiu que a ameaça sobre os recursos hídricos é tão significativa que merece ser ponderada no conjunto de critérios de decisão quanto aos investimentos realizados. Reconhece-se, assim, a necessidade de mitigar os riscos decorrentes de más práticas de gestão da água.
Para tal os gestores do fundo identificaram perto de 400 das 1100 empresas constantes do respectivo portfolio – predominantemente dos sectores mineiro, agrícola, energético e das indústrias alimentar, papeleira, farmacêutica – que devem passar a reportar quer a utilização que fazem da água na respectiva actividade produtiva, quer a exposição que têm face a eventuais problemas resultantes de alterações na disponibilidade de recursos, por exemplo por efeito das alterações climáticas. A análise a efectuar deve incidir ainda na cadeia de fornecimento das matérias-primas processadas, e será efectuada de acordo com um questionário padronizado.
No final de 2010 será divulgado o primeiro relatório, que com toda a certeza evidenciará a vulnerabilidade face a esta questão relevante.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma exposição...

Até ao mês de Dezembro de 2011 está patente no Museu da História Natural, em Lisboa, a exposição "A Aventura da Terra: um planeta em evolução", cuja visita se recomenda vivamente face à leitura que a mostra proporciona da grande aventura que foi a génese e a evolução - com alguns milhares de milhões de anos - do planeta onde vivemos.
A Geologia é porventura das mais incompreendidas áreas científicas, mas desde sempre a compreensão das causas dos fenómenos relacionados com a dinâmica do planeta Terra motivou a atenção de alguns (claro que muito menos do que aqueles - e somos todos - que experimentam as consequências). A exposição permite, no fundo, compreender a riqueza conceptual e metodológica da Geologia, em especial num dos níveis de leitura que projecta um friso cronológico (e como somos infinitamente pequenos a esta escala temporal).
Se tiver ocasião visite e não se esqueça de olhar com atenção para aquele edifício, para o fantástico laboratório químico, hoje recuperado e parte integrante da área expositiva do Museu - onde ainda tive a ocasião de ter aulas no meu 1º ano de faculdade - e já agora o jardim botânico. Bom programa...

P.S. - o recente sismo no Haiti é mais uma demonstração - catastrófica e chocante - dos processos dinâmicos da Terra.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

A Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade (mais informações em http://www.cbd.int/2010/welcome/). Esperemos que não sejam só festividades, pois o falhanço da COP, no passado Dezembro, não augura nada de bom relativamente ao papel de liderança ambiental que a ONU pode assumir...

sábado, 9 de janeiro de 2010

Responsabilidade e caldos de galhinha

As intempéries que se abateram sobre os Açores no final de 2009 / início de 2010 vieram, mais uma vez, demonstrar como uma abordagem baseada no princípio da precaução pode ajudar a reduzir a vulnerabilidade face à ocorrência de perigos naturais. Infelizmente, também mais uma vez, o tempo invernoso veio colocar em evidência alguma irresponsabilidade por parte de quem devia defender o bem público...
Dois exemplos que o demonstram à saciedade: (1) onde andam aqueles que na altura que se discutia o Plano de Ordenamento de Orla Costeira da ilha das Flores, em Janeiro de 2008, tanto pugnavam para que se pudesse voltar a ocupar a Ponta da Fajã, quando aquele instrumento de gestão territorial propunha que se mantivessem as restrições observadas até então (se calhar os mesmo que chegaram a levar a questão à Assembleia Legislativa Regional dos Açores)? Bastou ocorrer mais um movimento de massa para demonstrar que a proposta que avançavam era manifestamente irresponsável, e ao arrepio de todos os pareceres técnicos especializados; (2) que dizer daqueles que achavam exageradas as restrições propostas para a ocupação humana nalgumas das fajãs da ilha de São Jorge, avançadas na proposta de Plano de Ordenamento de Orla Costeira, quando se viu o que um temporal pode fazer nas Fajãs dos Cúberes e de Santo Cristo? Ainda pensam, olimpicamente, o mesmo?

P.S. - No último Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o seu presidente mais uma vez atacou os responsáveis pelas políticas ambientais. O mesmo que já disse achar que as populações deviam correr à pedrada os fiscais do ministério do Ambiente (convenhamos que mesmo como imagem é um pouco forte). Como humilde munícipe, só espero que os autarcas dos Açores que fazem parte da direcção eleita da ANMP, presidida por tão ilustre personagem, não compartilhem, pelo menos, daquelas opiniões.

domingo, 3 de janeiro de 2010

2010: Ano Novo, Blog Novo

A passagem para um novo ano é usualmente a motivação necessária para tentarmos corporizar todas aquelas que podiam ser, até então, meras intenções - mesmo que, por vezes, estes votos sejam abandonados pouco depois.
Deste caldo primordial nasce em 2010 este blog, que configura, para lá de um veículo de partilha de ideias, o adicionar de uma dimensão electrónica às opiniões até agora propaladas nos meios de comunicação tradicionais.
Ciência, ambiente, sociedade, política, entre outros temas, serão os 4 pontos cardeais deste novo blog, mesmo que por vezes não se possa evitar alguma polémica. Na qualidade de pai e parteiro deste blog dou as boas vindas a todos os leitores e, já agora, não deixe de comentar...

P.S. - Aquífero: unidade geológica que contém água em quantidade e qualidade suficiente, passível de ser explorada de forma a suprir as necessidades humanas. O termo deriva das palavras latinas "Aqua" (água") e "Fero" (levar).